Esses períodos de virada e início de ano são momentos únicos, e na minha opinião são grandes oportunidades para realizarmos mudanças que estavam engavetadas ou que são extremamente necessárias, todavia somente o fato de entrarmos em novo ano, não caracteriza uma vida nova, se não houver um uma intervenção, modificando a vida antiga.
Para que mudanças ocorram nesse novo ano é necessário que você modifique aquilo que não estava trazendo benefícios nesses últimos anos que se passaram, pois um ano diferente, depende de atitudes e hábitos diferentes. Não é porque viramos a folhinha do calendário de dezembro para janeiro, que nossa alimentação, família, estudos, carreiras e finanças se tornaram novas em um passe de mágica.
Proponho essa reflexão hoje, para que não ocorram frustações amanhã, e para que seu ano novo, realmente traga uma vida nova, e o primeiro passo para isto, consiste em tomar um tempo para planejar e pensar seu novo ano, reserve um momento dedicado para tal reflexão, o planejamento é uma estratégia poderosa para o alcance dos nossos planos e metas, muitos dos desejos da listinha de metas do inicio de ano, não saem do papel, por falta de planejamento.
O segundo passo é avaliar o que se passou, observe “quem foi você” financeiramente último ano, com quais expectativas você entrou o ano, e analise aquilo que se concretizou e também as frustações. Aqui é necessário que você seja realista, e relacione neste momento os pontos que falharam e o motivo de tal falha, para que não repeti-las
O terceiro passo é realmente mirar a vida nova que você deseja, listando os pontos que você precisa mudar para alcançá-las, e não se esqueça de traças planos para aquilo que você almeja, tão importante quanto saber onde se quer chegar, é pensar o “como” se pode chegar.
Já o quarto e último ponto, é não tratar a vida como uma gangorra, muitas vezes cuidamos do financeiro e negligenciamos a saúde, profissional ou familiar, como se um compensasse o outro, isto é um erro, quando você deixar de cuidar de outro ramo da vida, certamente sentirá em um grau menor o efeito de uma boa mudança, portanto, cuidado em um ponto, não significa liberdade para relaxar nos demais.
Com toda certeza outros pontos se fazem necessários, entretanto essas reflexões já te levarão a pensar o ano de uma forma diferente, e está mais próximo de tornar realidade a frase que diz: “Ano novo, vida nova”.
Saúde financeira a todos nós!
Ricardo de Souza, é administrador financeiro e autor do livro Diálogo de Valor, e um disseminador da Educação Financeira (@rsouzaadm)